terça-feira, 15 de outubro de 2013

QUINCAS BORBA - A obra é uma interessantíssima história que acontece em Barbacena, interior de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, que faz descrição das relações humanas: familiar, amizades, negócios e interesses pertinentes a humanidade, encontradas em diversas áreas e composições sociais.

Veja um pouco mais da obra na
resumo abaixo e, logo após, no vídeo em curta-metragem (21min.) com as essenciais expressões de:  
 

Quincas Borba

Machado de Assis

 
A obra "Quincas Borba" narra a história de Pedro Rubião de Alvarenga, ex-professor primário, que torna-se enfermeiro e discípulo do filósofo Quincas Borba, que ao ficar sabendo da morte de Piedade - sua mulher e irmã de Rubião - vai para o Rio de Janeiro e falece na casa de Brás Cubas. Com isso, Rubião é nomeado herdeiro universal do filósofo, sob a condição de cuidar de seu cachorro, também, chamado de Quincas Borba.

Ao ter conhecimento da morte de Quincas Borba – seu cunhado, Rubião vai para o Rio e, na viagem, conhece o capitalista Cristiano de Almeida e Palha e também Sofia, mulher de Cristiano, que dispensava olhares e delicadezas para Rubião que, logo, se apaixonou.
Rubião amava tão intensamente a moça, que se sentiu obrigado a assumiu à Sofia seu interesse por ela. No entanto, Sofia recusa seu amor, mesmo tendo lhe dado esperanças tempos atrás, e conta para Cristiano que ficou indignado, porém, preferiu continuar suas relações com Rubião, pois queria obter os restos da fortuna que ainda existia.

Aos poucos Rubião começa a enlouquecer, por causa do sofrimento de não ter correspondido o amor que sentia por Sofia. A loucura o levou à morte e foi comparada a mesma que causou o falecimento de Quincas Borba. Enlouquecido de amor e explorado por várias pessoas, Rubião morre na miséria.
     Vídeo interpretando a história do livro Quincas Borba, de Machado de Assis
 
 
 
 
                                                              Por: Queli Pereira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário