quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A complexidade de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" - Duas questões do Enem 2013 deixam professores em dúvida na correção

Durante a correção do Enem 2013, duas questões da prova cinza deste domingo (27) deixaram professores em dúvida quanto à alternativa correta. Confira!
Duas questões do Enem 2013 deixam professores em dúvida na correção

o corrigir as provas do Enem 2013, professores do Sistema de Ensino Poliedro ficaram em dúvida sobre a alternativa correta de duas questões da prova cinza deste domingo (27). As questões 106 e 116 envolvem a interpretação de texto e imagens.
A questão 106 da prova cinza de Linguagens exigia que o aluno interpretasse uma tirinha. Nela, o personagem Filipe, da Mafalda, diz: “A preguiça é a mãe de todos os vícios, mas uma mãe é uma mãe e é preciso respeitá-la, pronto!”. A partir disso, o estudante deveria analisar qual é o recurso monossintático que colabora pelo efeito de humor.
 
Segundo professores, existem duas possibilidades de alternativas corretas para essa questão. A alternativa A indica que é o emprego de uma oração adversativa que orienta a quebra de expectativa ao final. Já a alternativa B diz que o que causa o humor é o uso de conjunção aditiva, que cria uma relação de causa e efeito entre as ações. Assim sendo, as duas questões poderiam ser interpretadas como corretas.
 
Já a questão 116, também da prova cinza de Linguagens, envolvia a interpretação de um texto da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, no qual o personagem principal revive a sensação do beijo trocado por Virgília. A partir da leitura, o candidato deveria analisar a alternativa que melhor justificasse o motivo pelo qual a metáfora do relógio desconstrói o paradigma romântico.
 
Para os professores, a alternativa D está correta porque o pensamento de Brás Cubas é “redirecionado” por parar de ouvir os instantes perdidos e observar os minutos ganhados. Logo, o paradigma romântico do tempo idealizado passa a ser materializado. Porém, a alternativa E também está correta por comparar a duração do sabor do beijo com a perpetuidade do relógio, sendo que o paradigma romântico do beijo é desconstruído pelo elemento não romântico que é o relógio.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/10/28/1059335/duas-questes-do-enem-2013-deixam-professores-em-duvida-na-correco.html

Por: Queli Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário